barra Ligue  (11) 4198.1243

» Data Warehouse


Informações importantes em uma organização, armazenadas em grandes bancos de dados, geralmente heterogêneas e distribuídas, são pouco aproveitadas para dar suporte à decisão. Tentando minimizar problemas de distribuição e heterogeneidade, no centro deste ambiente está o conceito de Data Warehouse.

A tecnologia de Data Warehouse surgiu principalmente devido às dificuldades que muitas organizações começaram a passar pela quantidade de dados que suas aplicações estavam gerando e à dificuldade de reunir estes dados de forma integrada para uma análise mais eficiente. A idéia, então, foi reunir em um único local, somente os dados considerados úteis no processo decisório.

Em um exemplo prático, suponhamos uma empresa de transporte aéreo. Através da tecnologia Data Warehouse pode-se obter a informação sobre qual mês do ano há uma maior procura por vôos para o Rio de Janeiro, ou ainda, para qual local os jovens com menos de vinte e cinco anos estão viajando através dos meios aéreos. Tendo em mãos essas informações em tempo hábil – em outras palavras, antes da concorrência – os executivos dessa organização podem dispor mais vôos para o Rio de Janeiro no mês de maior procura e, a respeito dos jovens, talvez fosse interessante disponibilizar algum tipo de lazer diferenciado durante a viagem.

De posse destas informações, os executivos/usuários do Data Warehouse dispõem de mecanismos que permitem, a partir de seu velho e volumoso banco de dados, extrair dados que serão de grande utilidade e que darão maior lucratividade a médio-longo prazo.

Clique aqui para ler o artigo completo.

Igor Verzola.
Analista de Suporte.